Seg à Sex de 10:00 às 16:00
Sáb/Dom/Feriado de 9:00 às 12:00 - Plantão p/Registro de Nascimento e Óbito.

Anotação

O que é?
É a referência feita a um ato posterior da vida civil registrado em outro livro, portanto, anotação consiste em uma singela remissão a um assento posterior relativo à pessoa natural referida no assento, como a anotação de um casamento à margem do assento de nascimento.

Sempre que o oficial fizer algum registro ou averbação, deverá, no prazo de cinco dias, anotá-los nos atos anteriores, com remissões recíprocas, se lançados na serventia, ou fará comunicação, com resumo do assento, ao oficial em cuja serventia estiverem os registros primitivos, obedecendo-se sempre à forma prescrita no artigo 98 da Lei de Registros Públicos. As comunicações serão feitas mediante cartas relacionadas em protocolo, anotando-se à margem ou sob o ato comunicado e ficarão arquivadas na serventia que as receber (Lei 6.015/1973, artigo 106 e parágrafo único).

Como é feita?
Sempre que o oficial fizer algum registro ou averbação, deverá, no prazo de cinco dias, anotá-los nos atos anteriores, com remissões recíprocas, se lançados na serventia, ou fará comunicação, com resumo do assento, ao oficial em cuja serventia estiverem os registros primitivos, obedecendo-se sempre à forma prescrita no artigo 98 da Lei de Registros Públicos.

Solicitar anotação.

Siga-nos

Onde estamos

Rua São João Batista,28

Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Cep: 22270-030

Telefone: 21 3195-2530

Funcionamento:

Seg – Sex: 10:00  – 16:00 

Sáb/Dom/Feriado -9:00 – 12:00

Para registro de Nascimento e Óbito.

Fique Seguro

Fique seguro, prefira o atendimento online/via e-mail. A pandemia não acabou. Compareça ao cartório somente em último caso.

5º Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro © 2022. Todos os direitos reservados.