2ª VIA DE CERTIDÃO
Solicitar 2ª Via SEM Apostilamento.
Solicitar 2ª Via COM Apostilamento.
ATENÇÃO
Informamos que os pedidos de certidões de cartórios de outros municípios e estados somente serão processados se o cartório, detentor do registro e emissor da 2ª via da certidão, fizer parte do sistema nacional de registros civis. Caso não faça parte, o 5º Registro Civil de Pessoas Naturais informa ao solicitante no prazo de 5 dias úteis e realiza a devolução dos valores pagos.
Ressaltamos ainda que, somente após o pedido feito, podemos informar se o cartório faz parte do sistema.
A 1ª via de uma certidão é expedida apenas no momento em que se é registrado o Nascimento, Casamento ou Óbito, e o cidadão consegue solicitar pela internet, no nosso site. Após o cartório realizar o procedimento, é entregue ao cidadão o documento que comprova o registro. Este documento é a primeira certidão.
Caso o cidadão necessite de uma nova cópia oficial da certidão, pode-se solicitar uma 2ª via deste documento, diretamente no cartório ou em nosso site.
AO SOLICITANTE CABE:
Antes de iniciar a solicitação on-line, certifique-se de ter a documentação do Registrado e/ou Solicitante, será solicitado no decorrer do preenchimento.
Enviar o comprovante de pagamento independente da forma de pagamento escolhida. O inicio do serviço só será realizado após a comprovação ou baixa do pagamento. Enviar comprovante para pedidos@cartoriocopacabana.com no campo assunto coloque o número do pedido.
A certidão de Inteiro Teor ou Cópia Reprográfica só pode ser solicitada pelo próprio ou por parente de 1º Grau, a comprovação será solicitada.
Leia atentamente as perguntas, a falta de documentos ou respostas equivocadas implicará em mais dias uteis para a emissão da certidão e a solicitação pode ser indeferida.
No decorrer da solicitação esteja atento a documentação que deve ser digitalizada e encaminhada.
AO CARTÓRIO CABERÁ:
1. Analisar a documentação.
2. Se necessário, solicitar a juntada de documentos.
3. Caso a documentação esteja de acordo, emitir a 2ª Via.
IMPORTANTE
Para gratuidade é necessário comparecer ao Cartório com o Requerimento de Isenção de Emolumentos (Declaração de hipossuficiência) preenchido e assinado.
Conheça os tipos de certidões, clique aqui.